Resumos. Ensaios. Artigos. Resenhas. Análises. Críticas.

domingo, 3 de abril de 2011

O simbolismo no conto "O rouxinol e a rosa" de Oscar Wilde

          


Paraguassu de Fátima Rocha

            A simplicidade do conto “O Rouxinol e a rosa”, escrito por Oscar Wilde para seus filhos em 1888 e que faz parte do livro “Histórias de fadas”, traz no seu título os componentes simbólicos que lhe conferem unidade e exaltam o seu significado.
O tema da história pode ser subdividido em dois, um contrapondo-se ao outro: o sacrifício em prol do Amor versus a ingenuidade e a futilidade da juventude.
           Ao se relacionar o tema ao título da obra, o último torna-se bastante sugestivo, pois nele estão agregados a personagem mais importante da história,  possuidora de sentimentos nobres e elevados e o principal objeto de desejo do conto: a rosa. Dessa maneira, o título tem um papel primordial por remeter à ideia de sacrifício, o acontecimento mais marcante de todo o conto.
            Por se tratar de um tema complexo, ele não é revelado diretamente ao leitor, ele surge com o desenrolar da história e somente é percebido, na sua totalidade, no desfecho do conto quando, através das reações das personagens humanas, o leitor dá-se conta de que o sacrifício do pequeno pássaro foi em vão, pois é apagado, depreciado por essas atitudes finais, fúteis e frívolas, de seus personagens humanos.
            A partir dos elementos representativos da fábula que em geral é protagonizada por animais e que deixam transparecer uma alusão aos seres humanos, o contista desenvolve o que Massaud Moisés em A criação literária (1968, p. 113) denomina “conto de caráter”, uma vez que a narrativa está centrada nas impressões e decisões do personagem principal, tendo o personagem secundário, o estudante, participação relevante apenas para formar a atmosfera a qual contribuirá  para o clímax do conto.
            O conto é narrado em terceira pessoa, seu narrador coloca-se como mero observador, ou seja, ele não participa dos fatos narrados apenas narra-os ao leitor de uma maneira neutra, sem qualquer intervenção – por exemplo, expondo suas opiniões, seus julgamentos. Assim, através dessas características, pode-se dizer que esse narrador melhor se encaixa na classificação de: narrador onisciente neutro.
            Num primeiro momento, o narrador, nesse conto, apresenta-se como um elemento de pouca relevância, pois ele se insere quase que imperceptivelmente entre as falas das personagens, apenas para apontar a sua origem – por exemplo: “disse o Rouxinol”, “exclamou o jovem estudante”. Mais adiante, mais ou menos da metade em diante – após o Rouxinol ter decidido sacrificar-se para obter a rosa vermelha – ele surge de uma forma mais proeminente, entre passagens, demarcando os acontecimentos, as reações das personagens, as mudanças de ambientes, porém sempre de uma maneira neutra.
            E é através desse narrador onisciente neutro que toma-se conhecimento dos conflitos vividos pelos personagens. A narrativa caminha em duas direções. Num primeiro plano tem-se a fala do estudante que funciona como pano de fundo para o início do conflito vivido pelo protagonista, o rouxinol e sua antagonista, a rosa. “ - Ela disse que dançaria comigo se eu lhe levasse rosas vermelhas – exclamou o Estudante – mas não vejo nenhuma rosa vermelha no jardim.”  Ambos classificam-se como personagens redondos, por apresentarem características psicológicas e ideológicas. O rouxinol obedece seus impulsos interiores e acredita na força dos sentimentos “Rejubila-te – gritou o rouxinol. – Rejubila-te; terás a tua rosa vermelha. Vou fazê-la de música, ao luar. O sangue do meu coração a tingirá. Em consequência só te peço que sejas sempre verdadeiro amante, porque o Amor é mais sábio que a Filosofia, embora sábia; (...)”, enquanto a rosa demonstra o egoísmo inerente ao caráter do ser humano “ – Se queres uma rosa vermelha, explicou a roseira, hás de fazê-la de música, ao luar, tingi-la com o sangue do teu coração. Tens de cantar para mim com o peito junto a um espinho.”
             O rouxinol e a rosa estão diretamente ligados à simbologia do amor que é o tema central do conto. O rouxinol, além de ser conhecido pelo seu canto perfeito também mostra o laço entre o amor e a morte, o que se completa pela rosa vermelha que tem na sua cor uma relação paradoxal, pois o vermelho tanto pode simbolizar o sangue latente da vida quanto o da morte, e ainda representa a flor símbolo dos apaixonados. Isso se evidencia no pedido da rosa ao rouxinol “Cantarás toda a noite para mim e o espinho deve ferir o coração e teu sangue de vida deve infiltrar-se em minhas veias e tornar-se meu.”
            Quanto ao estudante e sua amada, representam no conto os personagens secundários e são classificados como personagens planos  pois são frutos do meio em que vivem e os acontecimentos são externos a suas vidas, ou seja, não ocorrem dentro deles. O sofrimento do estudante lhe é proveniente de uma condição imposta para estar junto dela “Se levar uma rosa vermelha, dançará comigo até a madrugada”. Enquanto para a jovem o que importa são os valores materiais, desprezando a rosa conseguida com a vida de um outro ser: “Talvez não combine bem com o meu vestido, disse. Ademais, o sobrinho do Camareiro mandou-me jóias verdadeiras, e jóias todos sabem, custam mais do que flores.”
            A narrativa desenvolve-se de maneira linear obedecendo a ordem natural dos acontecimentos, exceções feitas a um pequeno flashback  que acontece na fala do rouxinol para demonstrar sua atitude de solidariedade com relação ao sentimento do estudante “Gorjeei-o noite após noite, sem conhecê-lo no entanto; noite após noite falei dele às estrelas e agora o vejo...” e ao flashforward na fala do estudante “ – Amanhã à noite o Príncipe dá um baile, murmurou o Estudante, e a minha amada se encontrará entre os convidados. Se levar uma rosa vermelha, dançará comigo até a madrugada. [...] Não há rosa vermelha em meu jardim... e ficarei só”, o que será de crucial importância na sequência da ação.
            Ação essa que se desenrola no jardim. É ali que todos os sentimentos afloram. Desde a tristeza e a indignação do estudante por não ter a rosa vermelha para entregar à amada, passando pela curiosidade das plantas e dos animais que ali habitam. “ – Por que está chorando? – perguntou um pequeno lagarto ao passar por ele”  e ironia “ – Por causa de uma rosa vermelha? – exclamaram – Que coisa ridícula! E o lagarto, que era um tanto irônico, riu à vontade.”,  culminando com a decisão do rouxinol em entregar sua vida à rosa em nome do amor. Nesse espaço está representada a vida como ela é,  pois seus personagens assumem a polaridade dos sentimentos do bem e do mal, o belo e o feio, o altruísmo e o egoísmo, num período de tempo relativamente curto,  vinte e quatro horas, coincidente com a estrutura de um conto.
            O clímax do conto ocorre no momento em que o rouxinol emite o seu canto final, tendo seu coração penetrado pelo espinho da roseira “Então, arrancou do peito o derradeiro grito musical. Ouviu-o a lua branca, esqueceu-se da Aurora e permaneceu no céu. A rosa vermelha o ouviu, e trêmula de emoção, abriu-se à aragem fria da manhã. [...] – Olha! Olha! Exclamou a Roseira. – A rosa está pronta, agora.”
            Com um final surpreendente, Oscar Wilde transmite neste conto infantil uma mensagem de vida, devido a sua relação atemporal e universal, pois os sentimentos discutidos em “O rouxinol e a rosa” levam o leitor a fazer uma análise dos relacionamentos, principalmente num período em que tudo é efêmero

REFERÊNCIAS
MOISÉS, Massaud. A Criação Literária. 2a. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1968.
GANCHO,Cândida Vilares. Como analisar narrativas. 7a. ed. São Paulo: Ática, 2002.
CHEVALIER, Jean; GHEERBANT, Alain. Dicionário de símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, cores, números. 9a. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, l995.
MOISÉS, Massaud. Dicionário de Termos Literários.

5 comentários:

  1. Muito boa a analise do conto.
    Vou ser fã do seu blog.

    ResponderExcluir
  2. ótima análise. Me será muito útil, pois estou fazendo um trabalho sobre este conto.

    ResponderExcluir
  3. Ótima análise, gostaria de saber qto às características das personagens ROUXINOL e ROSA, qto à classificação de serem ESFÉRICAS e porquê?

    ResponderExcluir