Resumos. Ensaios. Artigos. Resenhas. Análises. Críticas.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

A ESTRUTURA TRÁGICA DE MACBETH




1.      EXPOSIÇÃO:  Ato 1, cenas I, II e III.
2.      INTENSIFICAÇÃO: Ato 1, cenas I, II, III e IV.
3.      CRISE: Ato 3, cena IV.
4.      DECLÍNIO: Ato 4, cenas I, II e III
5.      DESFECHO: Ato 5, cenas VII


1.      Exposição.

Por volta de 1606, Shakespeare escreve sua tragédia mais contundente, na qual o seu herói Macbeth, além da luta pelo poder, trava uma luta interna, envolvido por constantes crises de consciência que não o impedem de assassinar Duncan, rei da Escócia, e todos aqueles que podem impedi-lo de atingir seus objetivos.
-         ação antecedente ou pregressa: A vitória de Macbeth sobre o Barão de Cawdor na sangrenta batalha de Fife. “... o Barão de Cawdor, deu início a um conflito desolador, até que Macbeth (...), chegou em sua armadura, confrontou-o e provou ser um homem de valor...” (I, II).
-         Incidente que desencadeia a ação: O encontro de Macbeth com as três bruxas que o saúdam como futuro rei da Escócia. É nesse momento que vêm à tona as ambições secretas de Macbeth.
-         Introdução dos oponentes trágicos: Macbeth X Duncan.
-         Missão de Macbeth: tornar-se rei da Escócia.
-         Reconhecimento: Macbeth assume o seu interesse real pelo trono da Escócia no momento em que Duncan nomeia seu filho Malcolm como seu futuro sucessor. Macbeth pensa: “Príncipe de Cumberland! Este é um degrau que devo galgar; do contrário, tropeço, pois ele se encontra no meu caminho.” (1, IV)
    

2.      Intensificação.

Macbeth, embora envolvido em suas crises de consciência, toma a decisão de matar Duncan, contando com o apoio de Lady Macbeth, que por seu caráter também ambicioso não o demove de sua intenção.

3.      Crise.

Após o assassinato de Duncan, o que representa a tomada do poder à força, Macbeth dá continuidade a seus planos de ser o único soberano na Escócia. Desta forma, decide eliminar Banquo, que segundo o vaticínio das bruxas teria seus filhos feitos reis. A morte de seu oponente moral intensifica os delírios de Macbeth levando-o a ver o fantasma de Banquo durante o banquete em sua homenagem, criando um clima de suspense. “Eu te suplico, olha ali. Vê, olha, enxerga! – O que me dizes? – Mas também, o que me importa? – Se consegues acenar com a cabeça, podes falar. Fala! – Se nossas sepulturas precisam nos mandar de volta aqueles que enterramos (...) (3, IV)
-         Reviravolta: Os crimes de Macbeth passam a ser desvendados pelos membros da corte.
    
4.      Declínio.

A seqüência de assassinatos, representados pela morte de dos filhos e da esposa de Macduff.
     

5.      Desfecho.

A morte de Lady Macbeth, o que não causa nenhum sofrimento a Macbeth, tão envolvido estava na sua ambição “Ela teria de morrer, mais cedo ou mais tarde. Morta. (...) A vida não passa de uma sombra que caminha, um pobre ator que se pavoneia e se aflige sobre o palco – faz isso por uma hora e, depois, não se escuta mais sua voz.”
-         duelo final entre Macbeth e Macduff.
-         Clímax: a revelação de Macduff sobre o seu nascimento. “Do ventre de sua mãe Macduff foi arrancado à força, antes do tempo”
-         Catástrofe: morte de Macbeth.
-         Restabelecimento da ordem: proclamação de Malcolm como rei.








Nenhum comentário:

Postar um comentário