Operadores da Leitura
• Movimentos relacionados ao gênero:
- introdução
- desenvolvimento
- conclusão
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- in ultima res
- in media res
- ausência de introdução ou conclusão definida
Narrativa
• Fábula (história) e trama (enredo)
- fatos anunciados pela narrativa
- trabalho de criação do escritor, escolha de elementos textuais > construção de sentido
- identificação da história narrada, síntese da história ou gênero
- intriga
História narrada
Formalistas russos
- Fábula e trama
New criticism
- Estória e plot
Narratologia (Genette)
- diegese
Todorov e Chatman
- história e discurso
Barthes
- Récit e narração
Estrutura arquitetônica
- Linear / cronológica
- Não linear / multilinear (entrelaçamento de narrativas / rizomática
- Episódica / fragmentada
- Narrativa dentro da narrativa
- Circular
Personagens
• Segundo a importância no conflito dramático:
- principal e secundária
• Segundo o grau de densidade psicológica e ações:
- Plana: grau baixo
- Tipo: identificada pela categoria social
- estereótipo: acumulação excessiva de signos que caracterizam determinada categoria social
- Plana com tendência a redonda: grau mediano
- não é previsível
- Redonda: grau alto
- mais complexa
- não redutível a uma categoria social
Narrador
• Genette (1979)
- heterodiegético: não participa da história narrada
- homodiegético: participa da história narrada
- autodiegético: narra a sua própria história
• Nível da diegese construída por sua narrativa
- extradiegético: narração externa
- intradiegético: narrativa secundária
- hipodiegético/metadiegético: sua narrativa se insere na narrativa principal (narrativa dentro da narrativa)
Focalização
• cena: representação do diálogo das personagens, discurso direto, efeito de proximidade entre o leitor e a história
• sumário: exposição dos eventos que caracterizam a narrativa, discurso indireto, afastamento entre leitor e a história
Foco narrativo – ponto de vista
• Friedman (1955)
- “autor” onisciente intruso: extrapola os limites de tempo e espaço, minimiza a voz das personagens
- narrador onisciente neutro: 3ª. pessoa, descrição e caracterização das personagens, ausência de instruções e comentários
- “eu” como testemunha: 1ª. pessoa, visão limitada
- narrador protagonista: 1ª. pessoa, narra seus sentimentos, pensamentos e percepções
- onisciência seletiva múltipla: discurso indireto livre, eliminação da figura do narrador, multiplicidade do ângulo de visão
- onisciência seletiva: personagem central
- modo dramático: predomínio da cena, discurso direto, gênero dramático
- câmera: eliminação do “autor” e do narrador, neutralidade
Outros elementos
• Tema (assunto central), motivos (definem-se a partir da ação das personagens), motivação (modo como o tema é trabalhado)
• Nó (interrupção), clímax (auge), desfecho (resolução)
Espaço
• ambiente: atmosfera que se estabelece entre as personagens
• ambientação: modo como o ambiente é construído pelo narrador
- franca: produzida por meio do discurso do narrador heterodiegético
- reflexa: produzida através da focalização das personagens
- dissimulada ou oblíqua: efeito de sugestão
Tempo
• Objetivo (cronológico)
• Subjetivo (psicológico)
- monólogo interior: diálogo da personagem consigo mesma, questionamentos
- análise mental: vazão aos pensamentos
- fluxo de consciência: liberação de pensamentos, emoções, idéias, etc
Tempo da narração
• Ordem: anacronias
- in media res
- in ultima res
- analepses
- prolepses
• Duração:
- cena – coincidência entre acontecimentos e fatos narrados
- sumário – incongruência entre os acontecimentos e o relato das personagens
- elipse – exclusão de detalhes
- pausa descritiva – inserção de descrições
- digressão – introdução de comentários
Olá professora, muito boa mesmo a sua explicação sobre o foco narrativo. Foi-me de grande ajuda. Estou cursando Letras na UENP- CP e não consigo entender a matéria de teoria da Literatura. Teremos uma prova sobre o foco narrativo e eu estou totalmente crua em relação a este assunto. Muito obrigada e parabéns.
ResponderExcluirMe serviu muito.
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