A tragédia é uma forma específica de imitação (mimese), segundo os critérios que diferenciam as artes miméticas e o efeito que a representação determina no espectador.
É uma representação de ações de homens de caráter elevado (objeto da imitação) expressa por uma linguagem ornamentada – histórias artísticas (meio), através do diálogo e do espetáculo cênico (modo), visando a purificação das emoções (efeito catártico).
Partes qualitativas internas
- mito: história, enredo (imitação e composição de ações)
- caráter: qualidade moral
- pensamento: elemento lógico
- finalidade do homem: ação e vida
- ação: elemento central da tragédia
Partes do mito
- peripécia: ação sem consequencia aparente
- reconhecimento: revelação
- catástrofe
Tópicos do mito
1.ação correspondente a um todo de certa extensão e uno
- encadeamento ordenado de partes constitutivas (princípio, meio e fim)
- limite que a memória suporta para acompanhar a história
2. poesia e história
- poesia: literatura
- história: compromisso com a verdade
- distinção entre a obra do poeta e do historiador
- poeta representa o verossímil e o necessário
- historiador narra os acontecimentos que realmente sucederam
Tragédia clássica
1. Peça teatral - imitação de ações de homens de caráter elevado
2. Suscita terror/piedade/catarse
3. Tensão crescente
4. Unidades
- de tempo: sempre no presente (maior tensão); passado aparece em flashback
- de espaço: todas as ações ocorrem no mesmo lugar
- ação: nada pode faltar ou sobrar, verossimilhança/coerência (fatos que fazem sentido)
5. Herói - personagem principal - classes elevadas, não maniqueísta
* maniqueísmo = simplificação
6. Poesia X história
7. Divisão
- peripécia
- reconhecimento
- catástrofe
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